Polícia

Patrulha Maria da Penha é ampliada no estado do Rio

Foto: Governo do Estado

O governador em exercício, Cláudio Castro, ampliou o programa 'Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida' em todo estado do Rio de Janeiro. A Lei nº9241 foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16).

De acordo com a medida, o aumento deverá ser de acordo com o número do efetivo de cada batalhão. Além disso, deve priorizar as manchas de segurança do Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O programa tem o objetivo de prestar um atendimento estruturado e especializado aos casos de violência doméstica em todo território fluminense.

A Patrulha Maria da Penha já conta com 42 viaturas no Rio. Cada unidade operacional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) tem uma equipe especializada e treinada para atuar no programa, mas o número ainda é pequeno, segundo o autor da medida, o deputado Rosenverg Reis (MDB).

“Queremos oferecer mais segurança para todas as mulheres de nosso Estado, principalmente durante esse período de enfrentamento do coronavírus. Entre março e abril de 2020, de acordo com o Fórum de Segurança Pública, 12 estados tiveram o crescimento nos casos de feminicídio em torno de 22,2%, o Rio foi um desses”, pontuou.

Afastamento remunerado de servidoras

A partir desta quinta-feira (15), servidoras públicas estaduais vítimas de violência familiar ou doméstica terão o afastamento remunerado garantido.

A lei se aplica a todas as mulheres integrantes dos quadros de servidores permanentes ou comissionados dos órgãos da administração direta e indireta do estado.

< Mulher é vítima de bala perdida no Colubandê Dupla-Sena da Páscoa sorteia R$ 30 milhões neste sábado <